MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Utilização das válvulas solenoides nos sistemas pneumáticos

válvulas pneumáticas

Por:
Blog

Utilização das válvulas solenoides nos sistemas pneumáticos

Em determinadas estruturas, os fluidos (como o óleo, o gás e até diversos líquidos) precisam ou não se misturar. Por este motivo, a válvula surge como uma peça poderosa para direcionar, fechar, distribuir ou até mesmo dosar esta quantidade, sendo utilizada em tubulações, irrigações, ferramentas pneumáticas e outros itens.

Partindo deste princípio, a válvula solenoide tem a mesma funcionalidade, porém, tomando como base um impulso eletromagnético. Assim, constituída da bobina e do corpo, ela possui diversos funções e modelos que estão disponíveis no mercado. Tudo para certificar a proteção do fluido e, principalmente, o controle do ar comprimido nestes sistemas pneumáticos.

Se interessou e quer saber mais a respeito? Acompanhe o artigo a seguir e desvende esta utilização.

Como é o funcionamento das válvulas solenoides?

O funcionamento da válvula é simplificado. Ao receber um impulso elétrico, a bobina induz uma magnetização, fazendo levantar o pistão e, em consequência, abrindo a válvula. Ainda assim, quando o pistão repousa, ele fica responsável por fechar o fluxo dos fluidos. Logo, pode-se compreender que seu papel é gerar um sistema baseado na abertura e também no fechamento.

Assim, apesar do princípio deste funcionamento permanecer igual, é possível considerar que as características da válvula podem ser adaptadas conforme o projeto. Logo, as diferenças de atuação e de composição irão determinar os modelos de válvulas solenoides, bem como as suas diversas aplicabilidades.

Conheça os tipos de válvulas solenoides para sistemas pneumáticos

As válvulas solenoides trabalham com variados tipos de fluidos. Contudo, quando se trata de um sistema que utiliza o ar comprimido, são as válvulas pneumáticas servem para operá-lo. Para compreender qual modelo ideal usar no seu processo industrial, devemos compreender a quantidade de fluxo e também qual a funcionalidade desta válvula.

Atuação Direta

Aqui, o pistão se abre no momento que a bobina recebe um impulso elétrico. Assim, essas válvulas permitem que o fluido passe diretamente, sem que exista a demanda por outros mecanismos no processo.

Atuação Indireta

As válvulas de atuação indireta necessitam da pressão realizada pelo fluxo do fluido para acionar o mecanismo. Dessa maneira, elas possuem diferentes atuações no processo, que podem variar conforme o modelo.

Assim, cada uma das versões abaixo apresenta uma função no sistema pneumático:

Válvula solenoide 2/2 (duas vias)

O sistema menos complexo é aquele que apenas permite que o ar comprimido passe ou, em alguns casos, o bloqueia.

Válvula solenoide 3/2 (três vias)

A válvula 3/2 possui um compartimento de escape. Ela pressuriza o sistema quando a bobina recebe o impulso elétrico e quando é desligado, o sistema é despressurizado.

Válvula solenoide 5/2 (cinco vias)

Ideal para cilindros de dupla ação, pois possui o sistema de controle do cilindro nos dois lados.

Aprenda a escolher a válvula pneumática para a sua necessidade

É extremamente comum que ocorram erros na montagem de sistemas devido a falta de especificações na hora de comprar uma válvula solenoide.

Para que isso não aconteça com você, atente-se aos itens essenciais que definem como escolhê-la da melhor maneira para o seu protótipo.

1. Vazão

2. Pressão

3. Fluido

4. Temperatura

5. Montagem de processo

É essencial conhecer as certificações e qualidade do fabricante e, em caso de dúvidas, solicitar o acompanhamento de um consultor especializado.

Encontre as melhores soluções para o seu projeto

ARC Ar Comprimido é uma companhia especializada em compressores de diversos portes. Assim, atuamos nas mais diversas áreas industriais e estamos prontos para atendê-lo.

Além de possuir um serviço completo, conta com um time de especialistas aptos a buscar as ferramentas e também os atuantes essenciais para o seu sistema, capacitar e aumentar a sua produtividade.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento.


Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs