Por:
Blog
Em determinadas estruturas, os fluidos (como o óleo, o gás e até diversos lÃquidos) precisam ou não se misturar. Por este motivo, a válvula surge como uma peça poderosa para direcionar, fechar, distribuir ou até mesmo dosar esta quantidade, sendo utilizada em tubulações, irrigações, ferramentas pneumáticas e outros itens.
Partindo deste princÃpio, a válvula solenoide tem a mesma funcionalidade, porém, tomando como base um impulso eletromagnético. Assim, constituÃda da bobina e do corpo, ela possui diversos funções e modelos que estão disponÃveis no mercado. Tudo para certificar a proteção do fluido e, principalmente, o controle do ar comprimido nestes sistemas pneumáticos.
Se interessou e quer saber mais a respeito? Acompanhe o artigo a seguir e desvende esta utilização.
O funcionamento da válvula é simplificado. Ao receber um impulso elétrico, a bobina induz uma magnetização, fazendo levantar o pistão e, em consequência, abrindo a válvula. Ainda assim, quando o pistão repousa, ele fica responsável por fechar o fluxo dos fluidos. Logo, pode-se compreender que seu papel é gerar um sistema baseado na abertura e também no fechamento.
Assim, apesar do princÃpio deste funcionamento permanecer igual, é possÃvel considerar que as caracterÃsticas da válvula podem ser adaptadas conforme o projeto. Logo, as diferenças de atuação e de composição irão determinar os modelos de válvulas solenoides, bem como as suas diversas aplicabilidades.
As válvulas solenoides trabalham com variados tipos de fluidos. Contudo, quando se trata de um sistema que utiliza o ar comprimido, são as válvulas pneumáticas servem para operá-lo. Para compreender qual modelo ideal usar no seu processo industrial, devemos compreender a quantidade de fluxo e também qual a funcionalidade desta válvula.
Aqui, o pistão se abre no momento que a bobina recebe um impulso elétrico. Assim, essas válvulas permitem que o fluido passe diretamente, sem que exista a demanda por outros mecanismos no processo.
As válvulas de atuação indireta necessitam da pressão realizada pelo fluxo do fluido para acionar o mecanismo. Dessa maneira, elas possuem diferentes atuações no processo, que podem variar conforme o modelo.
Assim, cada uma das versões abaixo apresenta uma função no sistema pneumático:
O sistema menos complexo é aquele que apenas permite que o ar comprimido passe ou, em alguns casos, o bloqueia.
A válvula 3/2 possui um compartimento de escape. Ela pressuriza o sistema quando a bobina recebe o impulso elétrico e quando é desligado, o sistema é despressurizado.
Ideal para cilindros de dupla ação, pois possui o sistema de controle do cilindro nos dois lados.
É extremamente comum que ocorram erros na montagem de sistemas devido a falta de especificações na hora de comprar uma válvula solenoide.
Para que isso não aconteça com você, atente-se aos itens essenciais que definem como escolhê-la da melhor maneira para o seu protótipo.
1. Vazão
2. Pressão
3. Fluido
4. Temperatura
5. Montagem de processo
É essencial conhecer as certificações e qualidade do fabricante e, em caso de dúvidas, solicitar o acompanhamento de um consultor especializado.
A ARC Ar Comprimido é uma companhia especializada em compressores de diversos portes. Assim, atuamos nas mais diversas áreas industriais e estamos prontos para atendê-lo.
Além de possuir um serviço completo, conta com um time de especialistas aptos a buscar as ferramentas e também os atuantes essenciais para o seu sistema, capacitar e aumentar a sua produtividade.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento.