Por:
Blog
A realização de manutenção em bombas é fundamental para manter o seu bom desempenho, além de evitar falhas e futuros prejuÃzos. Vale considerar que a troca de peças provocada pelos desgastes das originais pode ocasionar impactos negativos ao equipamento, caso se faça o uso de peças paralelas.
Conheça os benefÃcios de realizar a manutenção de bombas e veja como uso de peças paralelas impacta o seu equipamento!
Quando se opta por realizar a manutenção preventiva de bombas, diversos problemas são evitados e você estará dando o primeiro passo para economizar no momento de trocar peças ou comprar novos produtos.
No processo de manutenção preventiva, torna-se mais fácil perceber os riscos de falhas ou desgaste dos equipamentos. Dessa maneira, você consegue definir o prazo ideal para a próxima supervisão ou necessárias trocas de peças.
Afinal de contas, o cuidado e prevenção garante maior durabilidade, evitando a degeneração dos componentes, diminuindo falhas, além de reduzir os custos.
Intercalando com a manutenção preventiva, é importante fazer a lubrificação dos componentes que tem por finalidade reduzir o atrito e fricção entre as peças.
Entendendo a importância de realizar a manutenção de bombas, veja alguns benefÃcios garantidos por este procedimento:
• Previne a degeneração dos componentes: é possÃvel identificar o risco de desgaste nas peças e aplicar lubrificante nos componentes antes que ocorra a degeneração.
• Redução de riscos de quebra: a manutenção garante o monitoramento em tempo hábil para resolver possÃveis problemas que estejam ameaçando as peças, antes que elas quebrem.
• Custos Reduzidos: fazendo uma revisão regular, é possÃvel programar a troca de peças e se organizar financeiramente para isso. A quebra inesperada ocasiona gastos maiores.
• Aumento da vida útil: a manutenção também favorece o aumento da vida útil das bombas, visto que os devidos cuidados são tomados para que as peças continuem funcionando em bom estado de conservação.
• Diminuição das falhas: da mesma maneira que os demais, as falhas são evitadas quando se há manutenção periódica das peças, pois os riscos se anunciam e podem ser prontamente resolvidos antes de qualquer dano.
Sem a manutenção adequada, as bombas acabam sofrendo desgaste de peças e precisam de reposição. A escolha por peças paralelas ao invés de peças originais pode impactar no desempenho das bombas.
A questão é que as peças paralelas são aquelas produzidas por outros fabricantes e nem sempre oferecem a mesma durabilidade do que as originais.
Normalmente, essas peças são compradas por serem mais baratas, porém a sua qualidade é duvidosa e, nesse contexto, possa ser que o barato acabe saindo caro, no fim das contas.
A verdade é que não adianta economizar na compra de peças se a sua durabilidade será menor e o risco de falhas é bem maior.
Em suma, o ideal é que a manutenção preventiva seja feita periodicamente, evitando essas trocas repentinas e por materiais de baixa qualidade.
Está precisando do serviço de manutenção de bombas? Entre em contato com a ARC Ar Comprimido agora mesmo!