MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Benefícios de realizar a manutenção de bombas e os impactos de peças não genuínas

Por:
Blog

A realização de manutenção em bombas é fundamental para manter o seu bom desempenho, além de evitar falhas e futuros prejuízos. Vale considerar que a troca de peças provocada pelos desgastes das originais pode ocasionar impactos negativos ao equipamento, caso se faça o uso de peças paralelas.

Conheça os benefícios de realizar a manutenção de bombas e veja como uso de peças paralelas impacta o seu equipamento!

Por que fazer manutenção de bombas?

Quando se opta por realizar a manutenção preventiva de bombas, diversos problemas são evitados e você estará dando o primeiro passo para economizar no momento de trocar peças ou comprar novos produtos.

No processo de manutenção preventiva, torna-se mais fácil perceber os riscos de falhas ou desgaste dos equipamentos. Dessa maneira, você consegue definir o prazo ideal para a próxima supervisão ou necessárias trocas de peças.

Afinal de contas, o cuidado e prevenção garante maior durabilidade, evitando a degeneração dos componentes, diminuindo falhas, além de reduzir os custos.

Intercalando com a manutenção preventiva, é importante fazer a lubrificação dos componentes que tem por finalidade reduzir o atrito e fricção entre as peças.

Quais os Benefícios de fazer manutenção de bombas?

Entendendo a importância de realizar a manutenção de bombas, veja alguns benefícios garantidos por este procedimento:

• Previne a degeneração dos componentes: é possível identificar o risco de desgaste nas peças e aplicar lubrificante nos componentes antes que ocorra a degeneração.

• Redução de riscos de quebra: a manutenção garante o monitoramento em tempo hábil para resolver possíveis problemas que estejam ameaçando as peças, antes que elas quebrem.

• Custos Reduzidos: fazendo uma revisão regular, é possível programar a troca de peças e se organizar financeiramente para isso. A quebra inesperada ocasiona gastos maiores.

• Aumento da vida útil: a manutenção também favorece o aumento da vida útil das bombas, visto que os devidos cuidados são tomados para que as peças continuem funcionando em bom estado de conservação.

• Diminuição das falhas: da mesma maneira que os demais, as falhas são evitadas quando se há manutenção periódica das peças, pois os riscos se anunciam e podem ser prontamente resolvidos antes de qualquer dano.

Os impactos do uso de peças paralelas nas bombas

Sem a manutenção adequada, as bombas acabam sofrendo desgaste de peças e precisam de reposição. A escolha por peças paralelas ao invés de peças originais pode impactar no desempenho das bombas.

A questão é que as peças paralelas são aquelas produzidas por outros fabricantes e nem sempre oferecem a mesma durabilidade do que as originais.

Normalmente, essas peças são compradas por serem mais baratas, porém a sua qualidade é duvidosa e, nesse contexto, possa ser que o barato acabe saindo caro, no fim das contas.

A verdade é que não adianta economizar na compra de peças se a sua durabilidade será menor e o risco de falhas é bem maior.

Em suma, o ideal é que a manutenção preventiva seja feita periodicamente, evitando essas trocas repentinas e por materiais de baixa qualidade.

Está precisando do serviço de manutenção de bombas? Entre em contato com a ARC Ar Comprimido agora mesmo!


Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs