MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

A importância de fazer auditoria de eficiência energética em sistemas de ar comprimido

Eficiência em compressores de ar

Por:
Blog

Uma rede de ar comprimido é usada amplamente para fins industriais por conta de suas variadas vantagens tecnológicas, como manuseio seguro, alta velocidade, precisão e força. Todos esses benefícios, no entanto, significam um consumo de energia muito grande. Esta é, ainda, a principal despesa ligada ao processo.

Para que a eficiência energética de um sistema de ar comprimido seja melhorada, é fundamental que sejam realizadas auditorias periódicas da planta. Isto ajuda também na redução dos custos operacionais de forma contínua.

Neste artigo, vamos mostrar como a auditoria da rede de ar comprimido ajuda nesta melhora de eficiência energética e na redução de custos operacionais do sistema. Continue lendo para saber mais.

Importância da auditoria do sistema de ar comprimido

O sistema de ar comprimido é utilizado em mais de 95% da indústria. Para que o ar comprimido seja obtido e utilizado, alguns equipamentos são necessários. São eles os compressores, os secadores e os filtros. Estes equipamentos são responsáveis por gerar e tratar o ar comprimido, fazendo com que seja possível a sua utilização nos mais diversos setores das indústrias de forma eficiente.

Para que o ar comprimido seja gerado, é preciso gastar energia elétrica para fazer funcionar estes equipamentos. E se eles estiverem funcionando de forma incorreta, aquém de seu potencial ou em potência alta de maneira desnecessária, este gasto energético será maior, causando prejuízos para a empresa.

Além disso, o sistema ineficiente causa problemas na produção da indústria como um todo, trazendo danos econômicos para as organizações.

O que a auditoria avalia em um sistema de ar comprimido?

A auditoria da eficiência energética em sistemas de ar comprimido, basicamente, busca a identificação de pontos de desperdício e a possibilidade da melhora da rede nos aspectos seguintes:

· Funcionamento dos compressores;
· Perfil de vazão e pressão do ar;
· Focos de vazamento;
· Eficiência;
· Qualidade do ar, tanto quanto ao ponto de orvalho, como na presença de óleo.

Independente de que todos os equipamentos no momento estejam com a manutenção em dia, é possível aumentar ainda mais a otimização na busca por melhores resultados. Para atingi-los, a auditoria necessita ser conduzida por um profissional técnico bastante capacitado, que faça uso de tecnologias que garantam análises confiáveis e precisas.

Detectando a necessidade de auditoria

Para um profissional capacitado, a necessidade de auditoria pode ser detectada a partir de indícios que o sistema apresenta com o passar do tempo. São eles:

· Falta de pressão suficiente;
· Aumento ou queda de pressão repentina;
· Vazamentos que possam ser perceptíveis;
· Uma rede antiga e com o estado de conservação questionável;
· Sistema construído por meio da tecnologia ultrapassada;
· Água presente na tubulação;
· Produto com problemas de qualidade por causa de sensibilidade à umidade;
· Compressor consumindo energia, mas não produzindo ar comprimido, chamado de estado de alívio em elevado funcionamento.

Esperamos que este artigo tenha sanado suas dúvidas. Acesse nosso site para conhecer nossos produtos e serviços.


Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs