Por:
Blog
Para que nenhum processo industrial seja prejudicado, assim como a manutenção de todos os setores, é necessário estar atento à manutenção de compressoes de ar que caso apresentem irregularidades, geram sérios riscos.
Para evitar esses riscos e aumentar a vida útil do seu compressor, é importante analisar a ficha técnica do compressor para que, dessa forma, utilize-o da maneira correta e saiba o perÃodo de tempo necessário para efetuar a manutenção e a lubrificação.
Pensando nisso, preparamos um artigo completo para você entender como a manutenção deve ser feita, além de outros pontos importantes.
Confira!
Os compressores de ar são de extrema importância para várias áreas do setor industrial, exercendo a função fundamental de energia pneumática para dar movimento as ferramentas que utilizam ar comprimido. O compressor capta o ar da atmosfera e pressuriza ele no sistema de ar comprimido.
Na indústria, existem diversas utilizações para ar comprimido, todos com suas caracterÃsticas e utilizações definidas. Existem também varios tipos de compressores, porém, os mais conhecidos podemos separá-los em dois nichos, que representam o seu funcionamento, assim como a forma de manutenção que deve ser aplicada – inferida no manual do equipamento -:
– Compressor de Pistão : Os compressores alternativos de pistão funcionam como um sistema de bielas-manivela que giram e na ponta com o encaixe dos pistões que sugam o ar quando o pistão desce e empurram o ar para a descarga quando o pistão sobe, e assim ficam subindo e descendo alteradamente para gerar o ar comprimido. Veja abaixo:
– Compressor rotativos de parafuso: Os compressores rotativos funcionaram com dois rotores chamados de macho e fêmea, esses rotores giram em direção oposta fazendo com que o ar da atmosfera seja sugado pela admissão e assim produzindo ar comprimido.
Conhecendo as singularidades de cada compressor, é possÃvel analisar, por meio do manual de cada compressor, as necessidades de manutenção de cada um a fim de prolongar a sua vida útil e promover maior segurança dentro da indústria.
Mas, no geral, como a manutenção é feita?
Para evitar acidentes com compressores de ar, que podem ser desastrosos, quando em grande escala, é importante atentar-se à manutenção regular do sistema, evitando danos e prolongando a vida útil.
Por isso, é importante seguir à risca o manual do aparelho a fim de garantir uma manutenção útil e regular, evitando danos e prejuÃzos à empresa.
Vale destacar que, no mercado atual, existem diversas ferramentas de manutenção e monitoramento de danos nos aparelhos, que podem ser muito úteis para evitar danos futuros.
Além disso, formas básicas de manutenção são essenciais nesse caso, como:
– Troca do filtro de ar;
– Atenção aos desgastes da máquina;
– Substituição de mangueiras e engates;
– Substituição de lubrificante.
O ponto chave da manutenção é a utilização de lubrificantes especificos para compressores, que podem prolongar consideravelmente a vida útil das máquinas e, dessa forma, evitar e adiar custos com manutenção.
A lubrificação permite que a máquina funcione de forma produtiva por mais tempo e de forma fluida e eficiente.
Existem lubrificantes de 2.000 a 4.000 horas de vida útil, são os de base mineral que são utilizados em compressores de pistão; Há, também, os lubrificantes de base sintética, que podem atingir de 8.000 a 16.000 horas de vida útil utilizados em compressores de parafuso.
Existe também os lubrificantes especiais de 8.000 horas para o setor alimenticio, veja mais sobre este lubrificande aqui.
Por isso, é importante saber escolher o lubrificante que melhor se adeque às necessidades da sua empresa para, assim, controlar os gastos da empresa e aumentar a vida útil do aparelho.
Dessa forma, é imprescindÃvel manter uma boa rotina de análise de manutenção de compressores de ar, atentando-se ao manual do compressor e monitorando os gastos com manutenção, além de saber escolher lubrificantes certo.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo!