MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Bombas pneumáticas para o setor têxtil. Utilização e importância.

setor têxtil

Por:
Blog

Bombas pneumáticas para o setor de tecido: Utilização e importância.

Tendo uma importante tarefa na preservação dos equipamentos internos. As bombas pneumáticas vêm ganhando seu espaço no quesito transporte de fluidos como os produtos químicos, por exemplo. Elas são muito precisas, nesse sentido, acabam por facilitar o trabalho e torná-lo mais seguro para seus funcionários.

Sua funcionalidade é eficaz em todos os ramos industriais existentes, inclusive em setores como o setor têxtil.

BOMBAS PNEUMÁTICAS

As bombas pneumáticas possuem uma engenharia de sucção, por onde passam produtos químicos, água ou qualquer outro produto que seja necessário transportá-lo.

Elas são conhecidas como bombas de deslocamento positivo devido à sua forma, às suas propriedades e ao seu uso. Ela funciona com um pistão dentro de um cilindro que se desloca em movimento e utiliza o ar-comprimido como fonte de energia.

Os diafragmas presentes nas bombas pneumáticas estão sujeitos a menos desgaste devido a sua capacidade de equilibrar a pressão pelo suprimento de ar-comprimido.

Outra vantagem bastante diferencial em sua escolha é que elas são capazes de lidar com fluidos bastante corrosivos, altamente viscosos com poder para prejudicar equipamentos mais frágeis. Suas válvulas oferecem uma melhor vedação, tornando-a mais segura e firme.

Mesmo sem lubrificação ou vedações internas, uma bomba pneumática pode funcionar por muito tempo sem danos, devido ao seu revestimento e sua ação autoescorvante.

BOMBAS PNEUMATICAS NA INDÚSTRIA TÊXTIL

O setor de tecidos é muito beneficiado com a aplicação das bombas em sua estrutura. Isso porque para a criação de tecidos é necessária uma grande quantidade de água que, muitas vezes possui pequenas impurezas que, se não forem tratadas, acabam prejudicando a peça. O uso das bombas facilita o trajeto da água até os compartimentos corretos.

As impurezas presentes se despedem da água com a ajuda do motor da bomba pneumática e circulam para outro local, fazendo com que apenas a água limpa seja usada na produção.

Outro fator que beneficia a indústria com o seu uso é a agilidade do serviço. Com a potência necessária dentro da capacidade do equipamento, o serviço é mais rápido. O que possibilita um aumento na produtividade. Além disso, substâncias e produtos químicos usados na produção não corroem tanto a estrutura do equipamento devido às características listadas acima.

Sua aplicação é bem vasta, podendo ser usada também em processos sanitários com maior praticidade. São aplicadas em processos onde é difícil o bombeamento e requer uma pressão para transporte de fluídos.

Sua versatilidade é um grande destaque na sua utilização, tornando todo o trabalho mais eficiente e menos tóxico, uma vez que os resíduos que são maléficos estarão sendo transportados por tubulações e evitando o contato com os trabalhadores, reduzindo doenças de trabalho e as más condições dos trabalhadores.

Gostou do nosso conteúdo? Queremos te mostrar o quão eficaz é sua implantação na indústria. Entre em contato conosco e desde já solicite um orçamento, caso tenha ficado dúvidas, fale conosco através do nosso chat ou se preferir, ligue para um de nossos profissionais, estamos dispostos para te atender.


Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs