MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Fatores que diminuem a eficiência das Bombas Pneumáticas

Por:
Blog

As bombas pneumáticas são muito utilizadas na indústria, principalmente por sua versatilidade e alto desempenho, que a habilitam para uso em diversos segmentos.

No entanto, alguns fatores diminuem a eficiência das bombas pneumáticas e podem trazer prejuízos para sua produção. É sobre esse assunto que falaremos nesse artigo. Acompanhe!

O uso de bombas pneumáticas na indústria

Por sua versatilidade, as bombas pneumáticas podem ser utilizadas para o transporte de diversos tipos de fluidos, de cosméticos a medicamentos, passando por pomadas e até cimento. Mas, o mais importante é a segurança que elas trazem às linhas de produção.

Afinal, as bombas pneumáticas são movidas a ar comprimido. Isso permite que elas sejam utilizadas em diversos locais, inclusive naqueles onde há risco de explosão. Além disso, seu custo-benefício é ótimo, se comparado a outros tipos de sistema de bombeamento.

Conheça agora os fatores que podem diminuir a eficiência das bombas e como evitá-los.

Rede mal dimensionada

O funcionamento eficiente das bombas pneumáticas depende de uma rede corretamente planejada. É preciso considerar fatores como o comprimento da rede, a pressão e a vazão do sistema. Caso contrário, as bombas não conseguirão dar conta do trabalho sem perda de eficiência.

Além de atrasar sua produção, essa perda compromete o consumo de energia, que pode aumentar bastante por conta da sobrecarga. Para evitar esse problema, invista no mapeamento dos processos da sua indústria e em um planejamento adequado da rede.

Tipo de fluido transportado

O tipo de fluido transportado pelas bombas pneumáticas também pode influenciar sua eficiência. Essa é outra questão importante a ser levantada durante o planejamento de sua rede de ar comprimido.

Deve-se considerar as características de cada produto, como sua viscosidade, temperatura, vazão e se o fluido é inflamável, corrosivo ou abrasivo. Adequando a escolha das bombas às peculiaridades do produto, o funcionamento geral do sistema será muito mais eficaz.

Manutenções

As manutenções preventivas nas bombas pneumáticas e em todo o sistema de ar comprimido são essenciais para evitar perda de eficiência e até a paralização total da produção.

Pequenas falhas podem surgir e diminuir o poder de bombeamento e, se não resolvidas, elas podem vir a causar uma pane geral. Isso significaria enormes prejuízos. Portanto, mesmo que seu sistema pareça estar perfeito, invista em manutenções periódicas.

Impurezas no sistema de ar comprimido

As bombas pneumáticas utilizam o ar comprimido para dar vazão aos fluidos. Porém, impurezas presentes na linha podem ser sugadas pela bomba e causar um funcionamento inadequado do sistema.

Em casos mais extremos, essa contaminação do ar pode travar completamente a bomba e, consequentemente, parar sua produção. Mas essa situação pode ser evitada com o uso de filtros reguladores de ar em seu sistema de bombeamento.

Excesso de pressão

Se houver falhas ou bloqueios em sua linha de produção, haverá também um excesso de pressão no bombeamento, que diminui a eficiência da bomba pneumática e pode, inclusive, danificá-la. Isso pode ser evitado com um controle da linha e também com a instalação de válvulas de alívio, que funcionam como um sistema de segurança ativado automaticamente em caso de excesso de pressão no bombeamento.

Cuidando desses fatores, suas bombas pneumáticas trabalharão com força e eficiência totais. Caso tenha algum problema com sua bomba pneumática entre em contato conosco. Temos uma linha completa de bombas da marca ARO do grupo Ingersol Rand


Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs