Por:
Blog
Presente em grande parte do setor industrial, o armazenamento de ar comprimido precisa de cuidados especiais para não causar vazamentos
Com um importante papel no processo industrial em todo o mundo, o ar comprimido é utilizado em uma série de atividades na indústria de peças, automóveis, alimentos, medicamentos e diversos outros segmentos fabris e de manutenção. Seu uso, no entanto, requer uma série de cuidados especiais para evitar danos aos equipamentos, funcionários e até mesmo prejuízos para a empresa.
Dentre os principais riscos atrelados, seu vazamento pode causar acidentes que envolvem ferimentos graves na pele, rompimento ou corte de tecidos ou órgãos, além da possibilidade de causar choques ou incêndios em contato com o ambiente.
Quando o ar recebe uma pressão maior do que a gerada normalmente pela atmosfera e é condensado em determinado “recipiente”, entende-se que houve a geração de ar comprimido.
Importante fonte de energia, ferramentas e maquinários que utilizam o ar comprimido precisam ainda de uma atenção especial para evitar esses vazamentos, que ocorrem principalmente em virtude da falta de manutenção ou instalação incorreta. Entre as suas principais causas; estão ainda as válvulas, tubos, mangueiras e conexões em más condições – além da falta de óleo no filtro de ar do regulador.
Além de ser essencial para produções industriais, o uso de equipamentos com ar comprimido possibilita uma importante economia energética, já que o seu “combustível” pode ser facilmente renovado através do uso de equipamentos adequados para pressurizar o ar.
Além disso, a facilidade do transporte via tubulações e redes permite que esse tipo de energia possa ser utilizado em longas distâncias.
Para que haja uma correta vasão do ar comprimido, é fundamental que todo o seu sistema que envolve o próprio reservatório de ar, suas tubulações, válvulas, mangueiras e reguladores, estejam em pleno funcionamento, sem oferecer riscos atrelados a falta de vedação, corrosão, furos ou a própria falta de manutenção.
O maior risco de vazamento pode ocorrer ainda durante a sua utilização, quando a ferramenta ou maquinário é efetivamente posto á prova para uso. Neste momento, outras interferências como conexões, abraçadeiras ou engates mal encaixados podem contribuir para maiores incidentes.
Para que os riscos de vazamento sejam minimizados ou mesmo eliminados, é preciso que haja um acompanhamento especializado atento às necessidades de manutenção preventiva ou corretiva dos equipamentos, possibilitando uma eficiente economia de energia, livre de incidentes.
Nesse momento, além do profissional habilitado para atuação com segurança do trabalho, a importância da realização de uma auditoria de eficiência energética, de qualidade do ar, e também o processo de “caça vazamentos”, passam a ser fundamentais.
Se a sua empresa merece contar com equipamentos e profissionais altamente qualificados para oferecer as melhores técnicas do mercado em compressão de ar, acesse o site e conheça as nossas soluções, ou entre em contato direto pelo telefone.