MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Os cuidados com o filtro de ar das instalações de ar comprimido

Por:
Blog

Nem todos percebem, mas o ar comprimido está presente em nosso cotidiano. Podemos encontrá-lo, por exemplo, no enchimento de um balão de festa ou pneu de automóvel.

Em um mundo ideal, o ar comprimido não precisaria de um filtro. Porém, existem óleos, partículas, água e diversos outros fatores que, infelizmente, contaminam o ar.

O ar comprimido que sai dos compressores de ar pode parecer inofensivo, mas, na verdade, é quente, sujo e úmido. Por isso, ele pode danificar a vida dos mais diversos equipamentos, incluindo válvulas pneumáticas e cilindros pneumáticos e todas as outras ferramentas que precisam de ar comprimido para funcionar.

Sendo assim, antes do ar comprimido ser utilizado, ele precisa ser filtrado. A seguir, confira alguns cuidados necessários com os filtros de ar das instalações de ar comprimido.

1) Intervalo de troca

Todo filtro de ar precisa ser trocado de tempos em tempos. É claro que esse intervalo de troca é bastante variável, e depende muito do fabricante, a frequência de uso, entre outros fatores.

O problema, porém, é que muitas pessoas subestimam a necessidade dessa troca. Além da troca, vale ressaltar a importância das inspeções obrigatórias que também devem ser feitas com certas periodicidades.

Tanto na troca, quanto na inspeção, vale a pena seguir o que é recomendado pelo fabricante. Adiar as despesas com trocas e inspeções pode parecer uma atitude inofensiva, mas que, com certeza, trará problemas mais sérios no futuro.

2) Atenção na compra

Essa dica pode parecer óbvia, mas vale a pena insistir na importância de adquirir um bom filtro de ar.

Hoje em dia, com as novas tecnologias, é muito fácil encontrar bons filtros, que oferecerão um excelente desempenho. Portanto, antes de comprar, não se esqueça de pesquisar bastante para escolher o melhor custo-benefício.

3) Limpeza

Essa característica começa desde o momento da instalação. Para garantir que qualquer equipamento funcione com sua capacidade máxima, é essencial que o local de instalação esteja limpo.

Além disso, é preciso manter a limpeza. Ou seja, uma limpeza frequente é mais do que necessária, tomando cuidado, inclusive, com os itens que serão utilizados.

Panos que soltam fiapos, por exemplo, nunca são uma boa escolha. No entanto, um aspirador de pó pode ser uma excelente solução.

Na dúvida, sempre vale a pena conferir com o fabricante a melhor forma de realizar a limpeza, para garantir que o equipamento não será danificado.

4)Recomendações extras para a troca de filtro de ar

Além das determinações da fábrica, o filtro de ar deve ser substituído de acordo com o indicador de manutenção do equipamento e acompanhamento de coluna d’água.

Não é indicado remover o elemento filtrante em hipótese alguma, seja para avaliá-lo visualmente ou pesá-lo.

Não recomenda-se utilizar o ar comprimido para limpar o elemento filtrante. Além de danificar, o ar comprimido vai emitir partículas de impureza, água e óleo que estão dentro do compressor, causando danos ao motor em longo prazo.

Por último, é essencial ressaltar a importância de contratar um profissional para realizar a instalação de qualquer equipamento, para evitar danos e complicações no equipamento.

Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco pelo telefone.


Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs