MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Como é o funcionamento das bombas peristálticas?

Por:
Blog

Fáceis de configurar e manter, as bombas peristálticas são ideais para o manuseio de fluidos abrasivos e fluidos sensíveis ao cisalhamento em uma variedade de aplicações

As bombas peristálticas também são conhecidas como bombas tubulares ou bombas de roletes. Elas fornecem uma solução confiável e simples para mover quase qualquer fluido em uma ampla variedade de mercados e aplicações.

As bombas peristálticas podem transferir, dosar ou medir uma variedade de fluidos, incluindo loções cosméticas, pasta abrasiva ou hipoclorito de sódio.

As bombas peristálticas oferecem uma solução flexível para processamento químico, aplicações de águas residuais, alimentos e bebidas  e muito mais. Quando emparelhado com drives de velocidade variável ou um PLC, o fluxo da bomba pode ser ajustado para medir ou dosar fluidos com precisão.

No centro da bomba está uma mangueira ou tubo elastomérico que contém o fluido, eliminando virtualmente a possibilidade de contaminação do produto. A Albin Pump fabrica uma variedade de materiais duráveis ​​de tubos ou mangueiras para atender à compatibilidade química necessária para cada aplicação.

Princípios de operação da bomba peristáltica

A mangueira da bomba é comprimida sucessivamente por duas sapatas de pressão montadas em uma roda giratória. O primeiro sapato, ao pressionar as paredes da mangueira, criará um vácuo e atrairá o líquido bombeado para dentro da mangueira.

Uma vez que o líquido bombeado tenha entrado na mangueira, o segundo rolo passa sobre a mangueira e empurra o líquido em direção à saída da bomba.

Quando a sapata do lado de descarga é destacada da mangueira, a sapata oposta já está em compressão, evitando o refluxo. O fluido bombeado é então puxado e expelido com sucesso devido à rotação da roda.

Vantagens da bomba peristáltica

  • As bombas peristálticas têm menos peças mecânicas do que outras tecnologias de bomba, diminuindo o serviço necessário para peças gastas.
  • Quando necessário, a manutenção da bomba é rápida e fácil. O serviço programado consiste em uma simples troca de mangueira, resultando em um custo total de propriedade mais baixo.
  • O fluido não toca nenhuma parte da bomba, exceto a superfície interna da mangueira ou tubo.
  • Os roletes ou sapatas movem o fluido através da mangueira ou tubo, portanto, não há necessidade de válvulas de desgaseificação. Os rolos comprimem o tubo para evitar refluxo e eliminar a necessidade de selos mecânicos, criando um sistema sem selo.
  • O fluxo pode ocorrer em qualquer direção através da mangueira. Esse fluxo bidirecional permite que o usuário limpe facilmente a mangueira, enxaguando as linhas e o sistema de tubulação do processo.
  • As bombas peristálticas são projetadas para funcionar a seco, auto-escorvamento e oferecem uma alta elevação de sucção (32 pés / 9,8 m). Sua construção sem vedação não usa vedações mecânicas ou caixas de vedação, o que pode levar a vazamentos de fluidos.
  • As bombas peristálticas são fáceis de configurar, operar e manter sem treinamento especializado. Essas bombas não requerem ar comprimido ou contam com válvulas que podem entupir. A ação de bombeamento peristáltico é ideal para lidar com fluidos abrasivos e fluidos sensíveis ao cisalhamento.
  • A Albin Pump fabrica uma ampla variedade de materiais e tamanhos de tubos, junto com opções de acionamento, acessórios de bomba e conexões. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas mangueiras e acessórios de reposição.

Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs