MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Filtro Regulador Lubrificador (FRL): dúvidas comuns e suas respostas

Por:
Blog

Para garantir um bom desempenho do sistema de ar comprimido, é fundamental que todos os seus componentes estejam sempre funcionando perfeitamente. Um deles é o filtro regulador e lubrificador (FLR). Você sabia que ele contribui garantindo a melhor eficiência e a durabilidade das ferramentas pneumáticas?

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Nesse artigo vamos tirar algumas das dúvidas mais comuns a respeito do sistema FRL.

1- Qual é a função do filtro regulador e lubrificador – FRL?

Dentro do sistema, o compressor gera o ar comprimido, que é distribuído através de tubulações até a aplicação. Durante esse processo, ele carrega uma grande quantidade de água e contaminações (partículas de poeira).

A longo tempo, se isso não for tratado antes da aplicação, o acúmulo desses resíduos acaba danificando as válvulas e cilindros, diminuindo a vida útil do equipamento. Por isso o filtro regulador tem um papel importante na eliminação de impurezas e umidades

2- Como o FRL funciona?

principal finalidade do sistema FRL (ou lubrifil) é tratar o ar comprimido. Ele é composto por filtro (F), regulador (R), lubrificador (L).

Essa peça pode ser inteira, ou agrupadas em vários tipos de combinações, sendo as mais comuns os arranjos F+R+L e F/R+L.

Entenda, a seguir, como funciona cada componente:

  • Filtro – a água e os agentes contaminantes são removidos e armazenados. Isso impede que essas impurezas bloqueiem o fluxo de ar e comprometam a potência do equipamento, além de minimizar os riscos de danos no sistema.
  • Regulador – ele permite que seja ajustada a pressão de trabalho, conforme a desejada. Isso é importante, pois caso ela esteja abaixo ou acima da recomendada pelo fabricante, a ferramenta poderá apresentar problemas. Vale alertar que a regulagem errada pode resultar em vibrações excessivas, aumento de velocidade nas ferramentas e até mesmo provocar danos nos equipamentos.
  • Lubrificação – ele faz o gotejo do óleo, que é utilizado para lubrificar os demais componentes do sistema de ar comprimido. Isso garante uma maior vida útil do equipamento, além de assegurar que a ferramenta atinja o seu nível máximo de desempenho, reduzindo os riscos de baixa produtividade e gastos excessivos com manutenção.3- Como é feita a manutenção do FRL? Assim como qualquer outro tipo de filtro, é preciso que seja feita a troca com o passar do tempo para que ele continue tendo um bom desempenho. Para verificar como está o filtro, por exemplo, basta remover o copo (bowl) e, logo em seguida, retirar o filtro. O mesmo vale para o lubrificador, caso precise fazer a limpeza e a aplicação de óleo. Uma dica é nunca torcer muito forte o copo na hora de recolocá-lo. Basta apenas girar o suficiente para que fique bem fixado. O cuidado é importante para evitar que algum componente se quebre com o excesso de força. É importante ressaltar que, caso algum dos componentes, como o copo, estiver rachado ou danificado, é indicado que seja feita a substituição da peça ou, em alguns casos, a troca de todo o filtro FRL. Os filtros reguladores da ARO garante uma eficiência na filtração através dos elementos coalescentes integrados ao filtro, dificultando na passagem de impurezas. Outro diferencial dos filtros reguladores da aro que são com manômetros embutidos, com isso não existe risco do operário quebrar o manômetro que normalmente são externos. Outro principal objetivo são que os filtros reguladores da ARO possui maior vazão, menor queda de pressão e economia elevada de energia. Gostaria de saber mais? Entre em contato conosco através do formulário em nosso site ou pelo whatsapp.

Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs