Por:
Blog
A bomba pneumática é um equipamento que utiliza o ar comprimido como sua força motor. Por sua versatilidade, é comumente utilizada no setor industrial com a finalidade de movimentar os mais diversos tipos de fluidos. Por ser de sistema pneumático, ou seja, à base de ar comprimido, pode ser instalada em variados locais, inclusive os com risco de explosão.
Outra grande vantagem é que a bomba pneumática é uma das que apresenta melhor relação custo-benefÃcio na área.
Seu funcionamento se dá através de diafragmas. Uma válvula direciona o ar comprimido, exercendo pressão sobre um dos diafragmas, que empurra o fluido até os coletores. Outro diafragma suga o fluido e o transporta para a câmara de bombeamento. A bomba pneumática funciona através dos movimentos alternados destes diafragmas.
Ainda que esta seja uma tecnologia eficaz e multivalente, as bombas pneumáticas de diafragma exigem cuidados periódicos para conferir ao equipamento o máximo de desempenho e funcionalidade.
Como o nome sugere, a manutenção preventiva existe para evitar o surgimento de possÃveis problemas maiores. Por meio dela, faz-se uma análise minuciosa de em que condições está o equipamento. Estas manutenções variam de acordo com a forma que bomba pneumática é utilizada.
Para começar a manutenção preventiva, que será feita por um profissional especializado, deve-se desligar completamente a bomba pneumática de diafragma, despressurizá-la e esperar seu esfriamento total.
Pela atividade constante que confere o funcionamento da bomba pneumática, os diafragmas requerem atenção regular. Caso um dos diafragmas apresente algum tipo de falha, recomenda-se a troca de todos, tanto para assegurar a performance perfeita do equipamento quanto para evitar a pausa para outra manutenção.
Para válvulas e anéis de vedação, recomenda-se o mesmo que para os diafragmas, a troca de todos de uma só vez.
Por trabalharem com um fluxo constante de fluidos, as bombas pneumáticas de diafragma podem acumular resÃduos e sujeiras em seu interior que aceleram o processo de deterioração do equipamento.
É recomendada a lavagem regular da bomba pneumática de diafragma com produtos e solventes compatÃveis com o material de fabricação do equipamento.
É extremamente necessário se atentar à condição em que estão as roscas e as mangueiras da bomba pneumática a fim de evitar o mau funcionamento da mesma e possÃveis acidentes.
É obrigatório conferir o estado das mangueiras e trocá-las caso apresentem rachaduras ou ressecamento excessivo.
Quanto às roscas, aperte novamente primeiro as tampas de fluido para depois reapertar os parafusos do coletor. Recomenda-se que esse procedimento seja repetido a cada dois meses de funcionamento do equipamento.
É fundamental para o bom funcionamento das bombas pneumáticas de diafragma um cuidado pontual e periódico. Se utilizadas sem inspeções regulares, podem apresentar falhas que comprometem parcial ou integralmente o equipamento.
Considere sempre a forma de uso da bomba e com quais fluidos a mesma trabalha. Certifique-se de que o equipamento está sendo utilizado para a função adequada, pois, caso contrário, isso pode danificá-lo.
Recomenda-se que a desmontagem da bomba pneumática de diafragma e a reposição de suas peças seja feita com muita cautela e por um profissional especializado neste tipo de manutenção.
Para maiores informações, entre em contato conosco através de nosso site, chat ou telefones.