MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

Conheça a importância de escolher o secador de ar comprimido

secador de ar comprimido

Por:
Blog

O ar comprimido é de grande importância para as empresas. Essa energia é usada em diversas aplicações , por isso, é essencial  que a sua qualidade seja a recomendada para a aplicação em que vai ser utilizado, lembrando que o ar após comprimido por um compressor é uma mistura de oxigênio, nitrogênio, água, óleo e poeira por esta razão e dependendo da sua aplicação pode ter que ser tratado para atender o processo a que se destina.

Entenda aqui, por que é tão importante saber escolher o secador de ar comprimido ideal para o seu negócio.

Uma das principais funções dos secadores de ar é reduzir a umidade do ambiente, principalmente em processos de automação envolvendo mecânicos e pneumáticos. Mas se essa redução não for feita da maneira correta, pode afetar a vida útil dos equipamentos, podendo diminuir lubrificação ou até corroer componentes internos. O secador de ar é responsável por deixar o ar seco, eliminando o condensado do sistema.

Conheça os principais tipos do secadores de ar para escolher o ideal para seu negócio.

Secador refrigerado

Esse produto funciona resfriando o ar na entrada do secador  desta forma condensando o vapor de água, numa segunda operação o ar é reaquecido para atingir o volume e pressão de entrada no secador  É o processo mais usado sendo eficiente e recomendado para aplicações sensíveis à condensados, porque uma parte do vapor é deixada no ar. Nesse caso, o ponto de orvalho é entre 3°C a 10°C. Dessa forma, se a produção exigir que o ponto de orvalho seja abaixo de 0ºC,  não é indicado.

Secador por Absorção

Método que utiliza em um circuito uma substância sólida ou líquida, com capacidade de absorver outra substância líquida ou gasosa. Este processo é também chamado de Processo Químico de Secagem, pois o ar é conduzido no interior de um volume através de uma massa higroscópica, insolúvel ou deliquescente que absorve a umidade do ar, processando-se uma reação química. As substâncias higroscópicas são classificadas como insolúveis quando reagem quimicamente com o vapor d’água, sem se
liquefazerem. São deliquescentes quando, ao absorver o vapor d’água, reagem e tornam-se líquidas.

As principais substâncias utilizadas são:

Cloreto de Cálcio, Cloreto de Lítio, Dry-o-Lite. Com a consequente diluição das substâncias, é necessária uma
reposição regular, caso contrário o processo torna-se deficiente. A umidade retirada e a substância diluída são depositadas na parte inferior do invólucro, junto a um dreno, de onde são eliminadas para a atmosfera.

Secador por Adsorção

Estes secadores são compostos por duas colunas com material dissecante , as moléculas de condensado são absorvidas pelo material dissecante , usando uma das colunas, quando a coluna atinge o ponto de saturação , o sentido do ar é invertido, limpando a coluna que saturou e usando a outra coluna, invertendo o fluxo do ar,  passando a filtragem para a coluna que acaba de ser purgada, este processo atinge o ponto de orvalho de -40 C .

Este ar tem uma boa qualidade o que permite sua utilização em industrias, alimentícia, medicamentos e instrumentação mais sensível.

Os secadores de ar comprimido dessecantes podem ser aquecidos ou não. No primeiro caso, o calor é utilizado para retirar o vapor do material que não está em uso e no segundo, é usado o ar seco gerado.

A desvantagem é que a operação de purga consome entre 10% e 20% do ar que entra no secador, o que deve ser considerado no dimensionamento da geração do ar.

Secador por membrana

Esse outro tipo de serviço usa microtubos para “selecionar” o vapor de água. Sendo assim, o deslocamento permite que a membrana produza ar comprimido e seco na saída do secador. O ponto de condensação aqui, também é, em média, os – 40º C. A principal vantagem é que ele foi projetado para ser independente da energia elétrica e produz pouco ruído.

 

Outro ponto importante de ser observado na hora de escolher o secador de ar comprimido ideal para o seu negócio é o filtros Coalescentes, em todos os casos é recomendável o uso de filtros coalescentes, na entrada do secador é colocado o pré-filtro que é de 0,1 microm e na saída do secador é colocado o pós-filtro de 0,01 microm, o primeiro elimina o condensado que o compressor não conseguiu eliminar e protege o secador aumentando sua vida útil e o segundo também remove qualquer tipo de impureza ou particulado que ainda seja expelida pelo secador para evitar que vá para a linha de produção, para uma filtragem mais exigente pode ser usado o filtro de carvão ativado que retira até cheiros e odores.

Conheça os nossos produtos e entre em contato por telefone para tirar suas dúvidas.

 

 

============================================================================

Ingersoll Rand : Secador de Ar 

Parker: Secador de Ar


Compartilhe:

Rua Henrique Diniz 111, Nova Cachoeirinha, BH, MG

MG 31 2122-2000 | ES 27 3338-3098

arc@arcomprimido.com.br

Seg á Sex de 08hrs á 17:45hrs