Por:
Blog
O tratamento de efluentes é parte importante dos processos industriais. Para que ele ocorra de maneira correta, é preciso transferir material, adicionar compostos quÃmicos e monitorar processos quÃmicos. Nesse cenário, a aplicação das bombas pneumáticas é essencial.
Para garantir a eficiência desse processo, é necessário fazer o dimensionamento correto do sistema e do controle de fluxo. Assim, é possÃvel garantir que os equipamentos estão aptos a lidar com a quantidade de efluentes produzidos.
As bombas pneumáticas podem ser utilizadas de diversas formas. A principal delas é enviar os efluentes para a área de tratamento. Sendo que esses efluentes são compostos por água e detritos sólidos.
Além disso, a aplicação das bombas pneumáticas é utilizada em:
– Desaguamento através de filtragem (filtro de pressão);
– Dosagem de produtos quÃmicos para neutralizar os nÃveis de pH e tratar o lodo;
– Transferência e amostra de reservatório de águas residuais;
– Alimentação por pressão de correia;
– Sistemas de água portáteis.
Existem diversos modelos de bombas pneumáticas no mercado. Por isso, é preciso ter atenção em alguns detalhes para escolher o tipo ideal para o sistema de tratamento de efluentes.
Nesse caso, é necessário avaliar o rendimento hidráulico, os materiais utilizados na construção da bomba, revestimento, os selos utilizados, lubrificação, tipos de motor, altura manométrica, vazão necessária e as caracterÃsticas dos fluidos e das tubulações.
As bombas pneumáticas de duplo diafragma com carcaça de plástico são o modelo mais indicado para os processos de tratamento de efluentes que lidam com fluidos coagulantes. Isso porque, esse tipo de fluido não permite a utilização de bombas com carcaças de metal.
Sua principal vantagem é oferecer uma grande vazão de transferência, podendo ser aplicada em processos que lidam com grande quantidade de efluentes.
– Bombas dosadoras: são usadas para fazer a dosagem correta ou a injeção de componentes quÃmicos necessários. Os modelos que possuem fluido intermediário e diafragmas com detentores podem ser utilizados para a aplicação de biocidas e fluidos agressivos. Por exemplo: leite de cal, flúor, hipoclorito de sódio, sulfato férrico e cloreto férrico.
– Bombas centrÃfugas: equipamento muito versátil, utilizado para o bombeamento de produtos agressivos e outros fluidos. Possui uma carcaça resistente a corrosão e rotores semiabertos.
Também é muito utilizada para fazer a transferência de lodos com diferentes teores de sólidos.
– Bombas dosadoras do tipo peristáltica e eletromagnéticas: o primeiro modelo tem alta precisão, é utilizado em fluidos que possuem sólidos em suspensão.
Já as bombas dosadoras eletromagnéticas podem ser colocadas em sistemas para controlar o pH e o ORP. Possuem instrumentos de medição e controladores, por isso, é um equipamento mais completo.